Campinas realiza até quinta-feira (28) agendamento para interessados na castração gratuita e microchipagem de cães e gatos na região do Jardim Florence. Segundo a Prefeitura, o cadastro deve ser feito no Centro Esportivo Unificado (CEU) e a expectativa é esterilizar 1 mil animais de tutores residentes nos bairros Jardim Florence, Satélite Íris, Residencial Cosmos, Jardim São Judas Tadeu.

A administração informou que o Castramóvel estará na área para realizar cirurgias entre os dias 1 e 5 de abril, mas os procedimentos são destinados para animais que foram cadastrados.

Para isso, o responsável pelo pet deve morar em um dos bairros contemplados, ter idade superior a 18 anos, apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. O CEU fica na Rua Lasar Segal e os interessados devem ir ao lado de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, segundo a Prefeitura.

Benefícios
O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal destacou que a castração é uma medida que ajuda a prevenir doenças como tumores de mama, útero, próstata e testículos. Além disso, destacou que os tutores dos cães e gatos são orientados sobre o pré e o pós-operatório.

Os animais cadastrados recebem ainda implantação de microchips subcutâneos, que reúnem informações sobre raça, idade, vacinas, e também dados sobre o responsável e endereço.

Balanço
De acordo com a assessoria do governo, 20 mil castrações de pets foram realizadas desde 2013 e a previsão é de que outras 9 mil sejam realizadas até dezembro deste ano.