Conforme o Paulínia News já havia adiantado em matéria publicada recentemente, o AD Guarulhos foi denunciado no processo nº 666/2026, conforme consta na citação nº 67/2026, sendo enquadrado no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O clube teria utilizado jogadores com a idade estourada para atuarb em jogos do Campeonato Paulista da Segunda Divisão SUB23.
Caso o clube seja condenado pode desabar na classificação e. com isso, o Paulínia FU volta a ter chances de se classificar à próxima fase da Segundona, caso vença o próximo jogo e último jogo da fase atual, em que enfrenta justamente o Votoraty, que pode ser também o outro postulante à vaga.
O Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) irá analisar na Sessão marcada para quarta-feira (17), uma denúncia contra o Guarulhos por possível irregularidade na inscrição de atletas para a Segundona Paulista de 2026. O julgamento pode provocar mudanças significativas na classificação do Grupo 3 e reabrir a disputa por vagas na próxima fase da competição.
O clube foi denunciado no processo nº 666/2026, conforme consta na citação nº 67/2026, sendo enquadrado no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata da utilização ou inscrição de atletas em situação irregular.
O que diz o artigo 214 do CBJD?
O artigo prevê punição para clubes que incluam ou façam constar em súmula atletas sem condições regulamentares de participação.
Dependendo da interpretação do tribunal e da quantidade de partidas consideradas irregulares, o Guarulhos corre o risco de perder até 15 pontos na tabela.
Entenda a denúncia
A acusação envolve a inscrição de quatro atletas acima da idade permitida pelo regulamento da competição: Igor (nascido 1997), Lucas Ribeiro (2000), Luís Fernando (2000) e Vinícius Souza (2001).
Segundo a denúncia, o Guarulhos passou a contar com quatro jogadores enquadrados na categoria de exceção desde a partida contra o Flamengo de Guarulhos, realizada em 31 de maio.
Embora os quatro atletas não tenham sido relacionados simultaneamente em uma mesma partida, a interpretação questionada é de que o limite se aplica ao elenco inscrito na competição, e não apenas aos atletas relacionados para cada jogo.
Impacto direto na classificação
Faltando uma rodada para o fim da primeira fase, atualmente, o Grupo 3 apresenta Flamengo de Guarulhos (20 pontos), Guarulhos (16), Audax (13 – perdeu três pontos por escalação irregular) e Sporting Paulinense (12) classificados e Paulínia FU e Votoraty, ambos com 7 pontos, eliminados.
Caso a punição seja aplicada, o Guarulhos pode despencar na tabela e até perder a vaga na próxima fase. O cenário beneficiaria diretamente Paulínia FU e Votoraty, que voltariam a ter chances reais de classificação.
(Com informações da Agência Futebol Interior)