Paulínia começa a vacinar gestantes contra o vírus sincicial respiratório (VSR) nesta sexta-feira, 12 de dezembro, em todas as UBSs da cidade. A imunização garante proteção para bebês contra o vírus VSR, responsável pela maioria dos casos de bronquiolite e pneumonias em crianças menores de dois anos.
O imunizante pode ser aplicado em gestantes a partir da 28ª semana e a orientação do Ministério da Saúde é de dose única, sem restrição de idade da mulher. A vacina é segura e garante a proteção de bebês a partir da transferência de anticorpos pela mãe.
Esta vacina será extremamente importante para redução dos casos de bebês com bronquiolite e pneumonias, além de deixar nossas gestantes mais tranquilas nesse momento tão importante na vida delas", afirma o prefeito Danilo Barros.
Para se imunizar, a orientação é levar um documento de identificação, a caderneta de vacinação da gestante e o cartão de acompanhamento do pré-natal.