A Prefeitura de Paulínia iniciou a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), uma ferramenta gratuita e oficial do Governo Federal para gestão de documentos e projetos públicos.
A previsão é que o SEI entre em funcionamento no primeiro trimestre de 2026, substituindo os protocolos físicos e proporcionando um avanço tecnológico para a administração municipal.
Entre os dias 11 e 14 de novembro, 40 servidores de diversas secretarias participaram de um treinamento sobre a ferramenta. Esses funcionários atuarão como agentes multiplicadores junto aos demais colaboradores.
“Na prática, os protocolos que hoje nascem no papel serão realizados digitalmente. E assim, o papel na Prefeitura de Paulínia ficará no passado. Por exemplo, a Dona Maria de sua casa poderá fazer o pedido de corte de árvore. Isso significa economia, mais agilidade e sustentabilidade para todos”, destacou o prefeito Danilo Barros.
O SEI já é utilizado por diversos órgãos públicos, entre eles o Governo Federal, os Governos de São Paulo e da Bahia, e as Prefeituras de Campinas, Campos do Jordão e Jundiaí.
A Secretaria de Inovação, Tecnologia e Conectividade é a responsável pela implantação do SEI em toda a Administração Municipal.