Um incêndio atingiu uma torre de resfriamento em uma área da Estrada da Rhodia, na manhã de sexta-feira (3), em Paulínia. A brigada de incêndio da própria empresa atuou rapidamente e conseguiu controlar as chamas, evitando maiores proporções. Não houve vítimas. Agentes do Corpo de Bombeiros controlaram as chamas. Ninguém ficou ferido.
Segundo a Prefeitura, o fogo teria iniciado e se propagado porque a base da torre, que continha polipropileno, entrou em contato com uma máquina lixadeira. Polipropileno é uma resina muito utilizada pela indústria do plástico. Ela é considerada uma resina termoplástica, porque pode ser moldada quando submetida a temperatura elevada.
Equipes da Defesa Civil de Paulínia estiveram no local desde o início, acompanhando a ocorrência in loco e dando suporte à operação. O Corpo de Bombeiros e equipes do PAM (Plano de Auxílio Mútuo) também foram acionados e estiveram de prontidão.
Segundo a Rhodia, a fumaça foi totalmente dissipada e os trabalhos depois se concentraram apenas no rescaldo. A empresa destacou que sua brigada possui estrutura completa e capacitada para atender emergências dentro da planta, fator determinante para a rápida contenção do incêndio.
Em nota, a Rhodia disse que uma equipe de controle de emergência realizou o desaquecimento da instalação A companhia ainda ressaltou "que felizmente não houve nenhum ferido no incidente ou qualquer impacto na operação, meio ambiente e comunidades localizadas ao redor da unidade".