Em continuidade à Operação Fogo na Bomba, policiais civis da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) de Campinas apreenderam, nesta terça-feira (21), 45 mil litros de combustível sem documentação fiscal em Paulínia, nas proximidades da conhecida área das distribuidoras.
Com informações levantadas pela Polícia Civil sobre o transporte suspeito de metanol na região, foi desencadeada uma ação no município, sendo localizado um caminhão-tanque na Avenida Roma, no bairro Bonfim, Durante a abordagem ao veículo, o motorista, identificado como R.S.S., alegou que transportava óleo diesel destinado a uma distribuidora local, cujo nome não foi informado.
Porém, o condutor não apresentou nota fiscal ou documentação que comprovasse a origem, a qualidade ou a natureza do combustível. E, em razão da irregularidade, ele foi preso em flagrante e autuado por crime contra a ordem tributária, previsto no artigo 1º, V da Lei 8.137/90, cuja pena pode variar de dois a cinco anos de prisão.
O motorista foi encaminhado à carceragem anexa ao 2º Distrito Policial de Campinas e ainda deve passar por audiência de custódia para confirmar ou não a sua detenção.
Amostras do combustível apreendido foram coletadas e encaminhadas imediatamente para perícia para confirmar a composição e qualidade do produto.