Nos dias 14 e 15, o Procon Paulínia recebeu uma capacitação para implantar o novo sistema criado pela Fundação São Paulo, o Procon SP Digital e agora é 100% digital. O novo sistema proporciona agilidade e eficácia nos atendimentos, reduzindo o tempo médio de solução de conflitos de 30 para 10 dias.
Para acessar o novo sistema, consumidores e fornecedores passam a utilizar o login e a senha do gov.br para acessar os serviços. Consumidores poderão registrar reclamações e denúncias online, enquanto fornecedores poderão consultar e responder notificações diretamente pela plataforma, de forma simples e segura.
“A nova ferramenta possibilita a digitalização de todos os documentos, minimizando gastos públicos com a utilização de papel, além colaborar com meio ambiente. O Procon segue sendo referência nacional na defesa dos cidadãos e passa por uma reformulação que moderniza a instituição”, Vanessa Secomandi, diretora do Procon Paulínia.
A capacitação foi realizada no Fundo Social de Paulínia, com a presença de representantes de mais quatro cidades da região: Amparo, Araçariguama, Santo Antônio de Posse e Analândia. O curso foi ministrado pelos especialistas do Código de Defesa do Consumidor, da Fundação Procon São Paulo, Walquíria Pereira e Paulo Sabino.
Além da implantação do novo sistema, representantes do Procon Paulínia continuarão realizando ações educativas e de conscientização, orientando a população sobre direitos e deveres nas compras e contratações de serviços, e sobre como agir diante de publicidade enganosa ou abusiva. Também serão distribuídas cartilhas informativas com dicas de consumo consciente.