Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 26 de Outubro 2026
Política

Apesar da eleição de Lula, em Paulínia Fávio Bolsonaro foi o mais votado

Candidato do PL recebeu 58,71% dos votos válidos no município

Apesar da eleição de Lula, em Paulínia Fávio Bolsonaro foi o mais votado
Apuração das Eleições 2026 — Foto: Editoria de Arte / O Globo
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em Paulínia, o resultado do 2º turno da eleição presidencial foi diferente do cenário nacional, que culminou com a releição do presidente Lula.  Flávio Bolsonaro venceu o segundo turno no município, com 42.459 votos (58,71% dos votos válidos), enquanto Lula recebeu 29.857 votos (41,29%), uma diferença de 12.602 votos a favor do candidato do PL.

O município registrou comparecimento de 74.823 eleitores, equivalente a 83,22% do eleitorado apto, de 89.908 pessoas. A abstenção foi de 16,78%.

Assim, embora tenha sido derrotado em Paulínia, Lula conquistou a maioria dos votos válidos na apuração nacional e garantiu a reeleição para um quarto mandato presidencial.

Publicidade

Leia Também:

Resultado final no estado

Em São Paulo, assim como no Brasil, o segundo turno teve redução no número de votos brancos e nulos e crescimento da votação de Lula em todos os 645 municípios do estado. Flávio Bolsonaro, por outro lado, perdeu vantagem em cidades importantes, embora tenha mantido a liderança no resultado estadual.

Apesar de não ter conquistado a maioria dos votos paulistas, foi em São Paulo que Lula registrou o maior aumento absoluto de votos entre os estados brasileiros. Flávio Bolsonaro terminou o segundo turno com 53,8% dos votos válidos no estado, contra 46,1% de Lula. A vantagem do candidato do PL recuou quase 1,4 milhão de votos.

Lula passou de cerca de 9,5 milhões de votos no primeiro turno para mais de 12 milhões no segundo. Flávio, que havia recebido quase 13 milhões de votos, chegou a pouco mais de 14 milhões.

O petista também ampliou de 39 para 72 o número de municípios paulistas em que venceu a disputa presidencial. A maioria dessas cidades havia votado em Tarcísio de Freitas, do Republicanos, na eleição estadual.

Em São Paulo, os votos em branco caíram de 632.801 no primeiro turno para 104.890 no segundo, uma redução de 527.911 votos. Já os votos nulos passaram de 916.243 para 216.904, uma queda de 699.339.

Ao todo, foram mais de 1,2 milhão de votos brancos e nulos a menos na comparação entre os dois turnos.

Resultado final no país

A contagem final das urnas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) somados os votos de todo o país definiu a disputa presidencial de 2026 com os seguintes números:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 51,79% (64.256.232 votos) — Eleito
Flávio Bolsonaro (PL): 48,21% (59.826.041 votos)
Votos Nulos: 2.723.305 votos
Votos Brancos: 1.430.496 votos
Abstenções: 30.509.005 votos

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR