- A fila de espera por consultas na Atenção Especializada em Paulínia apresentou uma redução de 55% nos últimos cinco quadrimestres, caindo de 3.442 para 1.550 pacientes, mesmo com a entrada de cerca de 6 mil novos encaminhamentos a cada período.
O resultado foi divulgado pelo secretário de Saúde, Antônio Carlos Guimarães, durante a audiência pública de prestação de contas do segundo quadrimestre de 2025, realizada semana passada, na Câmara Municipal, conforme informação veiculada no jornal "Tribuna Liberal"
O balanço da pasta mostrou ainda aumento de 1.359 primeiras consultas na Atenção Básica, avanço na vacinação infantil, com 688 crianças a mais imunizadas, além de um crescimento de 49,36% no acompanhamento pré-natal.
Outro destaque foi a aplicação de 22,17% das receitas próprias do município na saúde, percentual acima do mínimo constitucional. Na ocasião, o secretário anunciou também o investimento federal de R$ 6,58 milhões para a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Bom Retiro.
Na área de saúde mental, os Centros de Atenção Psicossocial ampliaram atividades terapêuticas e grupos de apoio, enquanto o Centro de Convivência registrou 6,9 mil participações em oficinas. Já no combate à dengue, houve queda de 44% nos casos confirmados.
A Câmara também recebeu a audiência pública da Secretaria de Finanças. A pasta apresentou a dotação atualizada do município, de R$ 3,05 bilhões, e destacou que Paulínia destinou 31,30% das receitas à educação. Também foi ressaltado que as despesas com pessoal atingiram 54,09% da receita corrente líquida, índice inferior ao limite máximo de 60% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.