A Polícia Federal (PF) cumpre mandados de busca e de apreensão durante operação que investiga supostas fraudes e práticas ilegais em licitações públicas em cidades da região, na manhã desta quarta-feira (12). De acordo com apuração da EPTV, entre as cidades onde mandados foram cumpridos estão Hortolândia, Sumaré, Campinas, Limeira e Piracicaba.
A investigação contou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Militar (PM).
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Campinas. Ainda segundo a PF, foram executados 50 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva em São Paulo, no Distrito Federal e no Paraná.
Em Limeira, os policiais federais estiveram na casa do ex-prefeito da cidade, Mario Botion, e no imóvel de uma construtora que também é do ex-chefe do Executivo.
Em Piracicaba, o alvo da PF é unidade educacional que fornecia kits de robótica para administração municipal de Limeira. O contrato é alvo de uma sindicância e CPI na Câmara da cidade.
Os envolvidos podem responder por crimes como corrupção, peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, contratação irregular e organização criminosa.
Ex-prefeito de Limeira
A Secretaria de Governo e Relações Institucionais, em que o ex-prefeito de Limeira ocupa cargo enviou nota ao g1, na manhã desta quarta-feira. Leia documento, abaixo:
"A Secretaria de Governo e Relações Institucionais está se inteirando sobre os fatos, confia na atuação da Justiça, da Polícia, do Ministério Público e no exercício da ampla defesa. O ex-prefeito ocupa cargo sem ordenamento de despesas e a secretaria adotará eventuais medidas, caso necessárias", afirmou.
Mario Botion
Em nota, a Assessoria de Comunicação do ex-prefeito de Limeira, Mário Botion, informou a licitação que contratou os kits de robótica, ocorreu de forma regular e que seguir rigorosos trâmites administrativos.