O primeiro vestibular da FATEC (Faculdade de Tecnologia) Paulínia teve as inscrições prorrogadas até a próxima sexta-feira (14 de novembro), através do site paulinia.sp.gov.br/servicos.
A prova será realizada no dia 14 de dezembro e, inicialmente, serão disponibilizadas 20 vagas para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. As aulas iniciarão em janeiro de 2026 no prédio localizado na Av. dos Expedicionários, 1474 - Jd. Vista Alegre e serão realizadas no período noturno.
A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Paulínia com o Governo do Estado de São Paulo. A FATEC é uma instituição estadual de ensino do Centro Paula Souza.
Especificações do curso
Com eixo tecnológico na área de Informação e Comunicação, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec oferece uma formação abrangente que prepara os alunos para atuar em diversas áreas da tecnologia. Os alunos aprendem a programar, modelar sistemas, gerenciar bancos de dados e desenvolver engenharia de software, além de explorar temas atuais como inteligência artificial e segurança da informação.
O curso também desenvolve habilidades em análise de dados, integração de sistemas e gestão de projetos de tecnologia, preparando os futuros tecnólogos para criar aplicações eficientes e seguras. A ênfase na prática e no raciocínio lógico estimula a criatividade e o pensamento crítico, qualificando os egressos para atuar em empresas de tecnologia, startups e organizações que buscam inovação e competitividade.
O que o aluno estuda
Durante a formação, o aluno aprende linguagens de programação, modelagem de sistemas, banco de dados e engenharia de software, além de explorar temas atuais como inteligência artificial, computação em nuvem e segurança da informação. Também desenvolve habilidades em análise de dados, integração de sistemas e gestão de projetos de tecnologia.
O curso prepara o futuro tecnólogo para criar aplicações eficientes, seguras e escaláveis, com base em princípios éticos e técnicos alinhados à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A ênfase na prática, no raciocínio lógico e na resolução de problemas estimula a criatividade e o pensamento crítico, qualificando o egresso para atuar em empresas de tecnologia, startups e organizações de todos os setores que buscam inovação e competitividade por meio do uso estratégico da informação.
O que o profissional faz
A tecnologia da informação está no centro da transformação digital das organizações. O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma profissionais capazes de projetar, desenvolver e implementar soluções tecnológicas inovadoras que atendam às demandas do mundo conectado.
Como a informática está presente em praticamente todos os setores da sociedade, o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode atuar em empresas públicas ou privadas, instituições financeiras, consultorias, terceiro setor, empresas especializadas em Tecnologia da Informação (TI), indústrias etc.