O governador Tarciso de Freitas estará nesta quarta-feira em Paulínia para participar da cerimônia oficial da inauguração da unidade da Fatec. A cerimônia está prevista para ser realizada a partir das 19h no prédio da faculdade, localizada na Avenida dos Expedicionários, 1.474, no Jardim Vista Alegre. A Prefeitura distribui convites convocando as autoridades e a população para o evento.
Além do governador, que estará sendo recepcionado pelo prefeito Danilo Barros, devem participar do evento o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, e o presidente do Centro Paula Souza, órgão que coordena a Fatec, Clóvis Dias
Paulínia passou a integrar oficialmente a rede de Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) com a entrega da unidade no município, realizada dia 6 de fevereiro. A cabertura da unidade marcou a chegada do ensino superior tecnológico gratuito à cidade e teve como destaque a aula magna ministrada pelo professor Clóvis de Souza Dias, presidente do Centro Paula Souza, que apresentou o funcionamento da rede estadual, atualmente composta por 83 unidades e mais de 316 mil alunos.
O evento reuniu, na ocasião, autoridades municipais e representantes do Legislativo, entre eles o prefeito Danilo Barros, o vice-prefeito Edilsinho Rodrigues e o presidente da Câmara Municipal, Pedro Bernarde, além de secretários, vereadores e demais convidados.
O primeiro curso ofertado pela nova unidade é o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. As aulas do primeiro semestre letivo de 2026 tiveram início em 9 de fevereiro, com a disponibilização de 35 vagas. A implantação da Fatec em Paulínia é resultado da parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado de São Paulo e a Assembleia Legislativa do Estado. Segundo a administração municipal, a iniciativa representa um avanço estratégico na qualificação profissional da população, ao ampliar oportunidades de formação e de inserção no mercado de trabalho.
A expectativa agora é que , além do primeiro curso da unidade, novas graduações sejam oferecidas nos próximos anos, fortalecendo a oferta de ensino superior público e gratuito.