Paulínia News - Sua fonte de notícias na cidade de Paulínia - SP

Sabado, 17 de Janeiro de 2026

Notícias/Policial

Operação conjunta desarticula esquema de tráfico de drogas no Jardim Amélia

GCM e Polícia Civil atuaram em operação que resultou em prisões e apreensões

Operação conjunta desarticula esquema de tráfico de drogas no Jardim Amélia
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal (GCM) prenderam no Jardim Amélia, em Paulínia, na última quarta-feira (7), um casal de namorados apontado como responsável por gerenciar e abastecer ‘lojinhas’, como são chamados os pontos de venda de drogas, administradas pela facção Primeiro Comando da Capital (PCC), em duas cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Foram apreendidos 2.320 microtubos com cocaína, um ‘tijolo’ de maconha com peso de 812 gramas e 31 porções do mesmo entorpecente. O casal usava um veículo modelo Spacefox para percorrer os locais de venda das drogas 

O homem identificado como Anderson Braga dos Santos, de 35 anos, segundo os policiais, gosta de ser chamado pelo apelido de ‘Andinho’ o mesmo do sequestrador Wanderson Nilton de Paula Lima, que cumpre pena de 300 anos e integra a cúpula da organização criminosa. Ostentar esse apelido, conforme a Polícia apurou com base nas declarações do preso, lhe dá um status de ‘patrão’. 

Anderson já cumpriu pena no Complexo Penitenciário Campinas-Hortolândia por ter sido condenado pela 1ª Vara Criminal de Paulínia por crimes de roubo e tráfico de drogas praticados nos anos de 2011, 2013 e 2017. A namorada dele, Lizandra de Cássia Pedro Oliveira, de 40 anos, não tinha antecedentes criminais, segundo apuraram os policiais. 

Publicidade

Leia Também:

“Em setembro de 2025 fizemos grande apreensão de drogas no Jardim Amélia. Foi quando surgiu o nome de Andinho como novo responsável pelo tráfico. Passamos, então a monitorá-lo. Descobrimos que ele e a mulher residem no Assentamento Milton Santos, em Americana, e duas vezes por dia iam para Paulínia em um Spacefox ou em uma caminhonete Hilux para entregar drogas”, disse o delegado Roney de Carvalho Barbosa Lima, titular da Polícia Civil em Paulínia. 

Com apoio da GCM, que também monitorou o casal e fez, inclusive, um relatório à Polícia Civil e pediu à Justiça a decretação de mandados de busca, apreensão e prisão que foram concedidos pela 1ª Vara. A operação foi realizada ontem a partir das 6 horas com participação de dois delegados, investigadores, escrivães e guardas municipais. Os endereços alvos foram a Rua Henrique Dias, no bairro João Aranha, em Paulínia, e a rua da Onça, em Americana. 

“Durante a operação, ‘Andinho’ foi abordado após perseguição e tentativa de descartar drogas. Com ele foram encontrados 140 pinos de cocaína e 14 porções de maconha. Na casa dele, em Americana, encontramos a companheira dele e também o ‘tijolo’ de maconha e uma mochila com o restante das drogas bem como duas balanças, tesoura, faca e embalagens plásticas”, contou o delegado Ricardo Zin de Carvalho, que é responsável pelo Setor de Investigações Criminais (SIG) de Paulínia. 

O homem e a mulher foram autuados em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, previsto no artigo 33 da Lei de entorpecentes. 

A identificação de ‘Andinho’ é resultado de uma ‘puxada’ (sequência de uma investigação) que começou em setembro do ano passado quando guardas municipais e policiais civis fizeram duas grandes apreensões e prenderam um homem no Jardim Amélia. No dia 12 daquele mês, foram achados 1.112 microtubos com cocaína, 313 pedras de crack e R$ 10,2 mil em dinheiro. No dia 27, apreenderam em uma área de mata, 14 quilos de drogas, entre maconha e crack, que estavam distribuídos em seis mil embalagens prontas para venda. 

Com as informações obtidas nessas duas investidas contra o tráfico os policiais conseguiram informações sobre a estrutura montada pela facção para manter as ‘lojinhas’ em atividade. A Polícia Civil identificou várias pessoas que fazem parte desse esquema. (Com informações de Bargas Filho/Correio Popular)

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!