Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 21 de Outubro 2026
Geral

Paulínia,Campinas e Americana registram 43 veículos de transporte de gás irregulares em operação do Ipem

Fiscalização identifica problemas em certificados de segurança e tacógrafos

Paulínia,Campinas e Americana registram 43 veículos de transporte de gás irregulares em operação do Ipem
Fiscalização identificou certificados de inspeção vencidos e problemas em tacógrafos durante ação em empresas de distribuição de GLP. Foto: Ipem-SP
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) identificou irregularidades em veículos utilizados no transporte de botijões de gás durante uma operação realizada em Paulínia, Americana e Campinas. Ao todo, 68 veículos foram fiscalizados e 43 estavam com o certificado obrigatório de inspeção de segurança vencido ou irregular.

A Operação GLP Seguro foi realizada nos dias 14 e 15 de julho em empresas de envasamento e distribuição de gás de cozinha. As equipes do Ipem-SP passaram por 30 estabelecimentos da região para verificar se os veículos utilizados no transporte de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) atendiam às normas de segurança.

Irregularidades encontradas

Publicidade

Leia Também:

No primeiro dia da ação, foram registradas 19 irregularidades em Paulínia. Já no segundo dia, outras 24 foram encontradas em Americana, Paulínia e Campinas.

Além dos veículos, o Ipem-SP fiscalizou 68 cronotacógrafos, equipamento conhecido como tacógrafo e obrigatório em veículos de transporte de cargas e passageiros.

Durante a operação, sete equipamentos apresentaram irregularidades por estarem com o certificado de verificação vencido. Cinco casos foram registrados no primeiro dia da fiscalização e outros dois no segundo.

O equipamento registra informações como velocidade, distância percorrida e o tempo de direção e descanso do motorista, sendo considerado uma ferramenta importante para a segurança nas rodovias.

Segurança no transporte de GLP
Segundo o Ipem-SP, a operação teve como objetivo verificar se os veículos e as carrocerias utilizados no transporte de botijões de gás atendem às exigências de conservação, manutenção e segurança previstas na legislação.

O GLP é um produto inflamável e, por isso, exige cuidados específicos durante o transporte. As inspeções são obrigatórias no Estado de São Paulo e devem ser realizadas em postos credenciados pelo instituto.

Quando são encontradas irregularidades, os responsáveis são autuados e podem responder por falhas relacionadas aos certificados de inspeção, às condições dos veículos ou ao cronotacógrafo.

Os responsáveis têm até 10 dias úteis para apresentar defesa ao Ipem-SP. Conforme a legislação federal, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

FONTE/CRÉDITOS: Emilly Ferreira/Todo Dia

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR